InícioSociedadeOutra vez dezenas de mortos, três na Beira Interior

Outra vez dezenas de mortos, três na Beira Interior

(c) Rui Oliveira / Global Imagens

Subiu para 27 o número de mortos na sequência dos incêndios das últimas horas um pouco por todo o país. Três deles na Beira Interior.

No domingo, um idoso foi encontrado sem vida na localidade de Vale do Laço. Esta segunda-feira, a Proteção Civil avançou também a existência de duas vítimas mortais no concelho da Guarda.

Num domingo em que os incêndios voltaram a lavrar com extrema violência, houve mais de 400 ignições, prolongando-se pela noite dentro até à manhã de hoje. Na Beira Interior registaram-se fogos em vários concelhos: Sertã, Oleiros, Sabugal, Seia, Gouveia e Guarda, por exemplo.

Para além das vítimas mortais, verificam-se enormes perdas materiais um pouco por todo o lado. Em Seia arderam as instalações da antiga fábrica Vodratex; em Gouveia várias casas na encosta da serra foram consumidas pelas chamas; em Oleiros arderam também muitas habitações; na Sertã um veículo de bombeiros foi consumido pelas chamas.

As Câmaras Municipais tomaram medidas especiais de apoio às populações. Em Seia, foram abertos os pavilhões gimnodesportivos para as pessoas procurarem cuidados médicos primários, evitando assim o colapso da urgência do hospital local.

Várias estradas têm sido cortadas um pouco por todo o lado e as autoridades apelam para que as pessoas não arrisquem deslocações sem informação segura.

Há escolas encerradas em Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.

Em Espanha também houve mortos devido aos incêndios nas últimas horas, mais concretamente na Galiza.

Filipe Sanches