InícioSaúdeNovos médicos de todo o país fazem o “juramento” na Covilhã

Novos médicos de todo o país fazem o “juramento” na Covilhã

A Covilhã vai receber, este ano, a tradicional cerimónia do Juramento de Hipócrates, na qual os médicos acabados de formar juram praticar a medicina honestamente. É a primeira vez que será feita fora de Lisboa, Porto, Coimbra ou Braga.

O anúncio foi feito recentemente por Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em visita ao Centro Hospitalar da Cova da Beira.

É uma medida que visa valorizar os hospitais do Interior. A cerimónia, que costuma ter lugar no final de cada ano, reveste-se de grande solenidade. Embora o Juramento de Hipócrates não seja obrigatório, possui uma forte carga simbólica, pois marca o início da atividade como médico(a) e a receção da respetiva cédula profissional, fatores pelos quais anualmente se inscrevem no mesmo milhares de novos profissionais.

Esta medida que visa dar a oportunidade aos médicos de conhecer a Covilhã é também “um momento de oportunidade que será dado ao Centro Hospitalar Cova da Beira e à cidade para mostrar o que tem de bom”, diz Carlos Cortes.