InícioSaúdeMunicípio de Idanha oferece operações às cataratas

Município de Idanha oferece operações às cataratas

Nove idosos de Idanha-a-Nova foram operados às cataratas e mais de duas dezenas tiveram consultas de dermatologia gratuitas, no âmbito de uma parceria estabelecida entre o município local e a Fundação Álvaro Carvalho.

“Após terem sido operadas 12 pessoas no ano passado, sem quaisquer custos para as mesmas, neste mês de abril foram realizadas mais 11 consultas de oftalmologia e, dessas, nove utentes foram submetidos a cirurgia”, refere em comunicado a Câmara de Idanha-a-Nova.

O programa de tratamento inclui cirurgia às cataratas e consultas pré e pós-operatórias de uma forma gratuita, situação só possível graças ao protocolo estabelecido em 2017 entre este município do distrito de Castelo Branco e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

Os utentes foram selecionados pela Fundação Álvaro Carvalho, em articulação com os médicos do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, segundo critérios de prioridade clínica e social.

“A Fundação Álvaro Carvalho tem desenvolvido uma missão social de grande importância na assistência médica a doentes no interior do país. Em Idanha-a-Nova, também já realizou mais de 20 consultas de dermatologia, gratuitas para os utentes, e tem previstas ações nas especialidades de cardiologia e de urologia”, lê-se na nota.

A autarquia explica ainda que a ação foi acompanhada pelo próprio Álvaro Carvalho, presidente da fundação, que criou uma equipa clínica para colmatar algumas lacunas que existem no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Estas consultas são complementares nas áreas em que o SNS tem menos capacidade de resposta”, refere a autarquia.

A FAC, entidade sem fins lucrativos, propõe-se desenvolver uma missão social, no âmbito da medicina, em zonas do interior do país mais carenciadas de cuidados de saúde.