InícioPolíticaPresidente da República recebeu “Movimento para o Interior”

Presidente da República recebeu “Movimento para o Interior”

Um grupo de personalidades da política, do ensino e do setor empresarial criou recentemente o “Movimento para o Interior”, que foi recebido este sábado em Belém pelo Presidente da República.

O movimento é constituído, entre outros, por Álvaro Amaro (presidente da Câmara Municipal da Guarda e presidente dos Autarcas Social Democratas), Rui Santos (presidente da Câmara Municipal de Vila Real e presidente dos Autarcas Socialistas), António Fontaínhas Fernandes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), Nuno Mangas (presidente do Instituto Politécnico Leiria e presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Rui Nabeiro (líder da Delta Cafés) e Fernando Nunes (responsável máximo do Grupo Visabeira).

“Pretende-se que venha a ser um movimento que, após a sua institucionalização, seja naturalmente aberto a todas as personalidades e instituições que queiram aderir para que se defina, em concreto e bem faseado no tempo, um pequeno conjunto de medidas de políticas públicas e que, num prazo de 12 anos (três legislaturas), seja clara a reversão da situação que hoje se vive nos territórios do Interior”, lê-se no documento de apresentação entregue em Belém.

Cinco debates regionais e “um grande debate nacional” são outras das ideias que o movimento preconiza. A luta pelo Interior deve ser “uma grande causa nacional”, sublinham os fundadores.