InícioGuardaVárias frentes de fogo no concelho da Guarda

Várias frentes de fogo no concelho da Guarda

Os incêndios rurais continuam a progredir no concelho da Guarda, onde, pelas 15:30, existiam várias frentes ativas, segundo fonte da Proteção Civil Municipal.

De acordo com o vereador Sérgio Costa, do Serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda, registam-se frentes de fogo ativas nas zonas de Toito, Ribeira dos Carinhos, Gagos, Monteiros, Panóias, Adão e Pêga.

O autarca referiu à Lusa que o cenário “está muito complicado”, mas não há registo de destruição de primeiras habitações.

Durante a noite e nas últimas horas “arderam palheiros e casas que estavam fechadas ou que não estavam ocupadas”, disse.

Adiantou que durante a noite também houve necessidade de retirar alguns moradores das localidades de Panóias e de João Antão, que foram colocados em casas de familiares.

O vereador Sérgio Costa disse ainda que as chamas estão a destruir “culturas agrícolas” e “muita floresta” do concelho da Guarda.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 31 mortos, dois deles no concelho de Seia e um no concelho da Sertã.