InícioGaleriaOs melhores queijos da Beira Interior

Os melhores queijos da Beira Interior

Com a ajuda de Pedro Silveira, especialista nesta área, apresentamos-lhe uma lista dos melhores queijos que podem encontrar-se na Beira Interior.

Agora que o outono convida à lareira e a um bom vinho com a família ou os amigos, este pequeno guia pode ajudar.

Em termos económicos, este é um setor que rende milhões de euros todos os anos a empresas da região.

Há oito queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP), ferramenta da União Europeia para proteger nomes de produtos ligados às cozinhas regionais.

Queijo Serra da Estrela DOP, Queijo Serra da Estrela Velho DOP, Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, Queijo de Castelo Branco DOP, Queijo Picante da Beira Baixa DOP (que em alguns lugares é conhecido como queijo queimoso),  Requeijão da Serra da Estrela DOP, Requeijão da Beira Baixa DOP e Travia da Beira Baixa DOP (vulgarmente chamado requeijão com soro).

Depois há produtos sem a designação DOP, mas igualmente apreciados e muito comercializados como o Queijo de Ovelha e Cabra curado “à Cabreira” ou o Queijo de Ovelha curada “à Ovelheira”. Há ainda o tradicional Queijo de Cabra, que é curado, de pasta semidura, com poucos olhos, irregularmente distribuídos na massa, de cor branca-mate. É coagulado com coalho de origem animal.