InícioFundãoMisericórdia do Fundão anuncia investimento de quatro milhões

Misericórdia do Fundão anuncia investimento de quatro milhões

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) anunciou querer requalificar o edifício do antigo hospital e também ampliar o lar da terceira idade, num investimento global de quatro milhões de euros que deverá ser candidatado a apoios.

A instituição explica que já apresentou os projetos à Irmandade da Misericórdia, em assembleia-geral, durante a qual também foram aprovadas as contas relativas a 2017.

Segundo a nota, a intervenção do Lar da Misericórdia contempla a modernização do equipamento, adequando-o às exigências de natureza legal e aumentando a capacidade com mais 14 camas, o que permitirá chegar aos 100 utentes.

“Trata-se de um investimento estimado em 1,5 milhões euros para as obras e às quais se juntará o equipamento, cuja estimativa de custos está calculada em 300 mil euros”, aponta.

A SCMF também especifica que aguarda a aprovação da candidatura apresentada ao Portugal 2020, além de estar a ser equacionada uma candidatura ao Fundo Rainha Dona Leonor de cerca de 15% do valor previsto.

No que concerne do antigo hospital, a SCMF explica que as obras visam criar as condições para que parte daquele edifício acolha a Unidade dos Cuidados Continuados, que também deverá ser ampliada.

“O projeto submetido à apreciação da Administração Regional de Saúde do Centro contempla 30 camas de média duração e 20 camas de longa duração, que permitirão à Santa Casa da Misericórdia do Fundão aumentar para 50 o número de camas da Unidade de Cuidados Continuados”.

O investimento previsto é de cerca de 2,5 milhões e será suportado pela SCMF, com o apoio do Município do Fundão, estando ainda previsto o recurso ao Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRU 2020) ou ao Plano Juncker.