InícioCulturaQuando o teatro quer ensinar matemática

Quando o teatro quer ensinar matemática

A ASTA – Associação de Teatro e outras Artes, com sede na Covilhã, está a representar Portugal num projeto europeu que visa a criação de um manual para ensinar língua e matemática, tendo como ferramenta base o teatro.

“Este projeto tem como parceiros quatro estruturas de três países europeus: Portugal é representado pela ASTA da Covilhã, Itália pelo Nuovo Comitato, de Gubbio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, de Loreto, e a IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga na Suécia”, refere a ASTA.

Esta companhia profissional de teatro adianta que estará em Itália entre terça-feira e o dia 5 de novembro para contribuir no desenvolvimento deste projeto, que tem a designação “Tell Me” e que é financiado pela comunidade europeia ao abrigo do programa Erasmus+.

Frisando que o ‘Tell Me’ é um projeto “ímpar e pioneiro a nível internacional”, a ASTA também refere que esta participação coloca a Covilhã e o país na rota entre o teatro e a investigação.

Segundo a informação, a equipa central do ‘Tell Me’ é constituída por 12 elementos, altamente qualificados, dos três países envolvidos no projeto. A estes juntam-se ainda um rol de colaboradores internacionais, entre atores, encenadores, professores e sociólogos, que participam e acompanham o projeto nos vários encontros internacionais.

Para Itália, a ASTA leva uma equipa de nove elementos, que trabalharão diretamente com os 27 membros das restantes organizações, sendo que a este encontro internacional na Itália vão seguir-se reuniões de trabalho em Portugal e na Suécia, durante o primeiro semestre de 2018.