InícioCovilhãVoluntários recolhem lixo deixado no inverno na Serra

Voluntários recolhem lixo deixado no inverno na Serra

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno, anunciaram os organizadores da iniciativa.

“O turismo de neve deixa, ano após ano, uma grande quantidade de lixo no planalto superior da Serra da Estrela que acaba acumulado em linhas de água e nos covões, com um impacto muito negativo nos ecossistemas alpinos e com consequências para a biodiversidade única que aí existe”, lê-se na nota.

Com o objetivo de contribuir para minimizar o impacto negativo do lixo nas zonas protegidas da Serra da Estrela e de sensibilizar a comunidade para o problema ambiental, a iniciativa é uma ação conjunta da CooLabora, através do Projeto Quero Ser Mais E6G, dos Guardiões da Serra da Estrela e do Estrela Aspiring Geopark, com o apoio do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Aos voluntários da comunidade e das organizações locais vão juntar-se cerca de 60 jovens que estão simultaneamente a participar no “Fórum Jovem Altamente”, um intercâmbio juvenil organizado todos os anos pelo Projeto Quero Ser Mais E6G, financiado pelo Programa Escolhas.

O ponto de encontro está marcado para as 14:00, na Torre.