InícioCovilhãTrês projetos da UBI premiados em concurso de protótipos

Três projetos da UBI premiados em concurso de protótipos

Três projetos desenvolvidos na Universidade da Beira Interior (UBI) foram selecionados para o PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III, projeto que é liderado pela UBI.

O GEOGREEN TESTBED – Sistema modular que permite a criação de superfícies verdes em fachadas de edifícios (segundo lugar) e DegraPav – Auscultação de Degradações Superficiais de Pavimentos Rodoviários e Aeroportuários (terceiro) ficaram mesmo no pódio da competição, que reuniu 83 trabalhos. A terceira proposta da UBI é um Sistema para a criação de obstáculos que pode ser acoplado ou integrado em tapetes rolantes.

As três ideias selecionadas farão agora parte do conjunto de 21 projetos que beneficiarão de ajudas económicas de quatro mil euros para a materialização dos protótipos, assim como programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo e à criação de empresas que se vão desenvolver nos próximos meses. Vão ainda beneficiar de instalações para o desenvolvimento do protótipo. O período de execução dos projetos vencedores inicia-se este mês e estará finalizado a 30 de novembro de 2018.

As 83 candidaturas foram provenientes de sete universidades portuguesas e espanholas.