InícioCovilhãMarca histórica portuguesa fornece bicicletas elétricas à UBI

Marca histórica portuguesa fornece bicicletas elétricas à UBI

O grupo da Órbita Bicicletas Portuguesas Lda. e da Empresa Ciclista Miralago S.A. será o construtor e fornecedor das cem bicicletas elétricas do Projeto U-BIKE Operação UBI, depois de ter ganho o rspetivo concurso internacional.

O contrato já foi assinado entre as empresas e a Universidade da Beira Interior (UBI), que deverá receber os veículos de duas rodas muito em breve. Neste momento estão a ser ultimados os pormenores de personalização.

A Órbita é uma das mais antigas marcas portuguesas de bicicletas e nos últimos anos tem-se destacado na modernização e inovação dos seus produtos, estando presente já em várias cidades portuguesas e europeias.

Estudantes, professores, investigadores e funcionários da UBI podem ainda inscrever-se para utilizar as bicicletas elétricas nas suas deslocações, num raio de aproximadamente 30 quilómetros.

O Projeto U-BIKE Portugal foi desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e, no geral, pretende promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas, através do apoio à aquisição de bicicletas pelas instituições de ensino superior.

Trata-se de um projeto nacional coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), no qual são atribuídas bicicletas às comunidades académicas, com base em normas definidas pelas instituições de Ensino Superior e em cumprimento com o Regulamento Geral do Projeto U-BIKE Portugal, para uma utilização de longa duração que potencie a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte.