InícioCovilhãCovilhã reforça aposta no Carnaval da Neve

Covilhã reforça aposta no Carnaval da Neve

A Covilhã vai reforçar a aposta no Carnaval da Neve, evento que há 66 anos leva a folia até à Serra da Estrela e que este ano também contará com várias atividades no centro da cidade.

A iniciativa volta a ser organizada numa parceria entre o Clube Nacional de Montanhismo e a Câmara da Covilhã e envolverá ainda várias entidades locais num programa que pretende “devolver projeção nacional a este acontecimento”, segundo refere a Câmara da Covilhã.

“Até 4 de março, serão vários os eventos que combinam neve, desporto, cultura com diversão e folia, numa mistura que sempre foi e continua a ser o grande atrativo desta festa”, é referido na nota de imprensa.

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, mostra-se confiante de que a edição deste ano contribuirá para “recolocar o evento no mapa dos festejos carnavalescos nacionais”, desde logo porque não recorre a imitações e mantém a tónica tradicional e diferenciadora que fazem parte da identidade do evento.

Por outro lado, o autarca espera ainda que o conjunto de atividades programadas se afirme como um “importante incentivo para a economia e turismo” do concelho, que é considerado uma das principais portas de entrada da Serra da Estrela.

“O programa vasto e variado que apresentamos prova que não pretendemos imitar outras manifestações carnavalescas que ocorrem no país, muitas vezes meras réplicas, mais ou menos fiéis, de festas mais apropriadas a outros climas e culturas. O Carnaval da Neve é o nosso Carnaval, da Covilhã e da Serra, com as nossas tradições, com atividades e atrativos diferenciadores para que os covilhanenses e todos aqueles que nos queiram visitar se divirtam ao máximo”, refere.

Entre as principais novidades está uma pista de gelo ecológica que ficará instalada até dia 4 de março na Praça do Município, espaço que também será palco de bailes e concertos a realizar numa tenda gigante.

Ponto alto do programa será o tradicional Baile de Foliões, que se realiza às 22:30 do dia 10, na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, ou o baile de mascarados “Miss Carnaval da Neve”, que se realiza no dia 12, às 15:00, na Covilhã.

O programa inclui ainda os habituais cortejos carnavalescos, nomeadamente a parada dos Trapalhões, que se realiza na tarde de dia 13, terça-feira de Carnaval, ou o Enterro do Entrudo, que está marcado para o mesmo dia às 22:00.