InícioCovilhãCâmara com candidaturas de dois milhões para a floresta

Câmara com candidaturas de dois milhões para a floresta

(c) António José/Lusa

A Câmara da Covilhã submeteu candidaturas de mais de dois milhões de euros para ações de defesa e proteção da floresta, sendo que metade deste valor já está aprovado, referiu hoje o vereador José Armando Serra dos Reis.

“Estamos muito atentos aos programas de apoio para estas iniciativas e podemos dizer que temos, neste momento, já aprovados cerca de um milhão de euros para ações florestais e temos em candidatura um pouco mais de um milhão de euros”, especificou, em declarações aos jornalistas, no final da reunião pública de executivo, realizada hoje e durante a qual questão do plano de prevenção de defesa da floresta contra fogos florestais foi abordada.

Segundo o vereador, uma das candidaturas é no valor de 62 mil euros e destina-se a ações para controlar e estabilizar os solos nas zonas que em junho e agosto foram fortemente fustigadas pelas chamas.

Juntam-se-lhe candidaturas no âmbito da prevenção, cujos trabalhos deverão decorrer nas freguesias tipificadas como de “prioridade um”, ou seja, naquelas onde há floresta que tem escapado aos fogos florestais.

“Temos uma candidatura, no valor de 310 mil euros, que já foi aprovada e que se destina às zonas mais a norte do concelho e temos também outra de 85 mil euros, que é para ações de fogo controlado que nos permite agir ao nível da prevenção”, apontou.

Além disso, a autarquia está à espera de ver aprovada uma candidatura de cerca de 547 mil euros apresentada no âmbito dos incêndios de setembro de 2017 e acabou de submeter outra de quase um milhão de euros, que prevê a intervenção nas freguesias da zona sul do concelho.