InícioCastelo BrancoPopulação escolar está a crescer em Idanha-a-Nova

População escolar está a crescer em Idanha-a-Nova

(c) Global Imagens

A Câmara de Idanha-a-Nova investiu nos últimos quatro anos mais de seis milhões de euros na Educação, sendo que grande parte da verba foi para a requalificação do parque escolar, foi hoje anunciado.

“A autarquia investe no apoio às famílias e na qualidade da Educação porque acreditamos que uma Educação de excelência é determinante para o futuro do nosso concelho”, refere o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

“O destaque vai para a requalificação do parque escolar do concelho, para a dotação das escolas com novas tecnologias e para o apoio financeiro às famílias”, frisou.

Armindo Jacinto destaca a escola de Monsanto como um “bom exemplo” da aposta na educação.

“Depois de reabrir em 2016 com duas turmas (uma do 1.º ciclo e uma do jardim-de-infância), este ano já tem mais uma turma do 1.º ciclo, fruto do crescimento do número de alunos”, sublinha.

Em todo o concelho de Idanha-a-Nova abriram três novas turmas e foram colocados mais cinco professores, o que, segundo o autarca, revela uma inversão na saída da população e no saldo migratório.

Entre os apoios financeiros às famílias, a autarquia garante alimentação gratuita para todas as crianças do berçário, creche, jardim-de-infância e 1.º ciclo.

Além disso, os manuais escolares são gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo, assim como os transportes até ao 12.º ano.

Ainda no capítulo das ajudas, o município comparticipa as propinas no ensino superior.

“Os resultados desta estratégia têm sido positivos, como evidenciam o aumento do número de alunos e o nono lugar de Idanha-a-Nova no índice sintético de fertilidade entre os 308 concelhos do país, estatística que se refere ao número de nascimentos por mulher em idade fértil”, conclui.