InícioCastelo BrancoInspetor do Estado já está na Agrária a investigar licenciaturas

Inspetor do Estado já está na Agrária a investigar licenciaturas

O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) disse hoje que um inspetor da Inspeção-Geral de Educação e Ciência se encontra na Escola Agrária no âmbito do caso das licenciaturas de Proteção Civil.

“Confirmo que o senhor inspetor já se encontra na Escola Superior Agrária [Castelo Branco], tendo-lhe sido concedida total liberdade para inspecionar todas as situações”, afirmou Carlos Maia, à Lusa.

Este responsável adiantou ainda que o inspetor da Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) encontra-se desde terça-feira, na Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco e tem total liberdade para investigar os casos das licenciaturas do ex-comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) Rui Esteves bem como de todos os que entenda.

Contactada pela agência Lusa, a IGEC respondeu que “está a inspecionar transversalmente todos os casos”, isto é, aqueles que “a comunicação social tem denunciado e que o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco já solicitou para serem analisados”.

O presidente do IPCB e o Governo pediram à IGEC, no dia 14 de setembro, a abertura de um inquérito à licenciatura de Rui Esteves, que, segundo avançou na altura o jornal Público e a RTP, foi concluída com 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares.

Entretanto, o secretário de Estado da Administração Interna também já ordenou à ANPC que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional, que deve estar concluída até dia 25.

Carlos Maia adiantou que a concessão de equivalências e/ou creditações é uma matéria da exclusiva competência dos conselhos técnico-científicos das escolas, à data, conselhos científicos.

O presidente do IPCB disse ainda que a partir de hoje, e durante o período em que decorrerem os trabalhos da inspeção, não irá prestar quaisquer declarações sobre este assunto, exceto no final de todo o processo.