InícioCastelo BrancoCastelo Branco reduz perdas de água em 13,5% em quatro anos

Castelo Branco reduz perdas de água em 13,5% em quatro anos

Os Serviços Municipalizados de Água de Castelo Branco (SMAS) reduziram em quatro anos as perdas de água na rede pública em 13,5%, facto que coloca o concelho com uma das taxas de desperdício mais baixas do país, foi hoje anunciado.

“Em 2017, as perdas de água verificadas na rede pública de distribuição foram apenas de 17,19%, quando em 2013 eram de 30,77%. Uma redução de 13,5% que posiciona Castelo Branco como um dos concelhos do país com uma das taxas de desperdício de água mais baixa”, refere em comunicado a Câmara de Castelo Branco.

O município adianta que, através dos Serviços Municipalizados de Água, conseguiu em quatro anos reduzir em 13,5% as perdas de água distribuída na rede pública de abastecimento e adianta que essa redução tem sido progressiva, situando-se anualmente sempre acima dos 2% a 4%, o que tem permitido uma estabilização do fornecimento.

A nível nacional, a taxa de perda de água situa-se nos 39%.

“Este aumento da eficácia deve-se em grande medida à estratégia definida e ao investimento efetuado no concelho na melhoria e renovação de condutas de água, através de zonas de medição e pelo controlo na rede para medição dos caudais em tempo real, o que permite detetar, de imediato, eventuais fugas de água”, lê-se na nota.

A autarquia explica ainda que foram implementados pelos Serviços Municipalizados de Água contadores de telemetria, que permitem a real leitura dos consumos efetuados.

A água distribuída em Castelo Branco foi premiada, no final de 2017, com o selo de qualidade pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).