InícioSociedadeMar de chamas varreu a serra entre Oleiros e Fundão

Mar de chamas varreu a serra entre Oleiros e Fundão

Nas duas noites em que o fogo andou às portas da Ladeira, Maria Delfina quase não foi à cama. Tem  80 anos, ainda semeia, planta e colhe o que a terra dá naquela anexa de Bogas de Baixo e ficou “aflita” quando soube que as chamas andavam perto. Na pequena aldeia do pinhal profundo, a notícia correu de boca em boca, sábado à tarde, deixando os moradores sobressaltados.

São apenas onze. Todos idosos. O mais novo tem mais de 70 anos. Por precaução, três deles ainda foram evacuados de suas casas para o Lar de Bogas de Baixo.

“Chegámos a recear o pior”, confessou ao JF o presidente da Junta da União de Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Ilídio Martins, explicando que decidiram colocar os idosos a salvo, quando se percebeu que o fogo lavrava intensamente encosta acima na serra que faz a separação entre os concelhos de Oleiros e do Fundão.

Os idosos regressaram às suas casas, quando se constatou que, graças ao trabalho de muitos, o fogo não chegou a cruzar o cume da serra. Ainda queimou algum mato e pinhal no concelho do Fundão, mas acabou por ser travado.

Toda a reportagem em edição impressa do JF.

Lúcia Reis