InícioSociedadeEstudantes do Fundão já preferem a via profissional

Estudantes do Fundão já preferem a via profissional

MAIS de 50 por cento dos alunos do concelho seguem a via profissional ao terminarem o 9.º ano de escolaridade. O número foi dado a conhecer pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão, durante a visita que o secretário de Estado da Educação realizou à Escola Profissional do Fundão, no dia 9.

Sublinhando a importância da oferta que a Escola Profissional e a Escola Secundária do Fundão apresentam nesta via de ensino, Paulo Fernandes considerou que o número alcançado é “uma boa notícia”, visto que corresponde aos objetivos que Portugal contratualizou com a União Europeia a este nível. Por outro lado, assumiu que o desafio que ainda falta cumprir no concelho e também a nível nacional se prende com a percentagem de alunos que depois de concluírem o 12.º ano na via profissional seguem os estudos.

Um desafio que também é assumido pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, que considerou “fundamental” o investimento na formação, tendo também defendido a necessidade de acabar com o preconceito em torno do ensino profissional.
“Portugal ainda não meteu na cabeça que o 12.º ano do curso de pastelaria é tão válido e tão digno como o 12.º ano do curso de línguas e humanidades. Portugal tem de meter isto na cabeça”, afirmou.

Mais informação na edição impressa do JF.

Catarina Canotilho