InícioSociedadeCentro de Estudos Ibéricos lança prémio de investigação

Centro de Estudos Ibéricos lança prémio de investigação

cei

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda, tem abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, que pretende distinguir projetos que contribuam para reforçar a coesão.

Segundo o CEI, as candidaturas podem submetidas até ao dia 17 de abril e o regulamento e formulário de candidatura estão disponíveis em www.cei.pt.

O Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, visa “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”, segundo a entidade promotora.

A fonte refere que a iniciativa decorre do compromisso do CEI “com a cooperação e difusão do conhecimento nestes territórios envolvendo investigadores, atores e instituições de diferentes regiões e países que apostam num justo equilíbrio entre a investigação e a ação”.

O Prémio CEI-IIT tem duas modalidades e cada uma delas terá um apoio financeiro de 2.500 euros.

Apoia trabalhos e projetos de investigação nas áreas de dinâmicas territoriais e iniciativas de desenvolvimento local, património, recursos do território e riscos naturais, coesão social e governança, capacitação e modernização institucional.

A outra vertente é de apoio a projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social, que contribuam para a coesão dos territórios de baixa densidade, que apostem, sobretudo nos domínios da valorização e uso eficiente dos recursos endógenos, tecnologias ao serviço da qualidade de vida e inovação territorial.