InícioSaúdeEstudante-investigador da UBI vence prémio internacional

Estudante-investigador da UBI vence prémio internacional

O estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), Luís Monteiro, venceu um prémio que o destaca como cientista promissor na área da saúde. O “Promising Research Award” foi atribuído ao aluno de 3.º Ciclo/Doutoramento em Medicina pela associação internacional Movimento Vasco da Gama/The Vasco da Gama Movement (VdGM), ex aequo com o irlandês Patrick O’Donnell, informou a UBI.

O galardão foi entregue em Praga, capital da República Checa, no âmbito do congresso organizado pela WONCA Europe, entidade que congrega médicos de família do continente europeu.

Luís Monteiro, que se formou em 2007, tendo integrado o grupo de primeiros alunos do Mestrado Integrado em Medicina da UBI, recebeu o prémio pelo projeto do trabalho de investigação intitulado “Prevention of potentially inappropriate prescribing for elderly patients: a randomized controlled trial using Beers Criteria: a multidisciplinary intervention”. Este projeto está incluído no plano de doutoramento que o estudante está a desenvolver na Faculdade de Ciências da Saúde, com orientação do docente Miguel Santiago e coorientação de Miguel Castelo Branco.

O prémio, entregue no final do mês de junho, reafirma a qualidade da formação e da investigação que se realiza na FCS, tendo resultado do trabalho de equipa que integrou outros docentes da UBI. Além dos responsáveis pela orientação da tese, Luís Monteiro contou com os contributos dos docentes Rui Costa, Gilberto Alves e Jorge Gama.

O Movimento Vasco da Gama é uma rede internacional de internos e jovens médicos de Medicina Geral e Familiar, no seio da WONCA Europa.