InícioSaúdeApoio de 1,2 milhões para UBI investigar Parkinson e Alzheimer

Apoio de 1,2 milhões para UBI investigar Parkinson e Alzheimer

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) vai receber um apoio de fundos comunitários no valor de 1,2 milhões de euros para investigar, até 2020, as doenças de Parkinson e de Alzheimer e também os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Denominado “ICON – Desafios interdisciplinares em neurodegeneração”, o projeto tem como objetivo a identificação de fatores de risco, deteção precoce, avaliação da progressão e desenvolvimento de tratamentos inovadores para aquelas doenças.

Ao longo dos três anos os investigadores procurarão novos indicadores de risco metabólicos, imunológicos e genéticos das doenças neurodegenerativas e tentarão perceber a influência ambiental nestas doenças. O trabalho vai abranger ainda as funções cerebrais nomeadamente na regulação da função vascular, proteção e administração de nutrientes e medicamentos. A descoberta de novos fármacos para tratamentos é outro objetivo associado ao tratamento, informa a UBI.

O projeto é liderado pelo investigador do CICS e docente da Faculdade de Ciências da Saúde, Ignacio Verde, sendo ainda coordenado por sete investigadores também do CICS. O ICON será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar deste Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Saúde e clínicos de diferentes unidades de saúde e instituições prestadoras de serviços nesta área, localizadas na Beira Interior.