InícioPolíticaCâmara da Guarda “pede” ideias à população

Câmara da Guarda “pede” ideias à população

A Câmara Municipal da Guarda anunciou esta terça-feira que disponibiliza uma verba de 150 mil euros para o Orçamento Participativo deste ano, no sentido de financiar uma proposta apresentada e escolhida pelos habitantes do concelho.

Segundo a autarquia presidida por Álvaro Amaro, até dia 28 de fevereiro o município “desafia os munícipes a participarem ativamente com propostas e ideias para o futuro da cidade através do Orçamento Participativo 2017”.

Os interessados em participar no processo devem fazê-lo através da plataforma ‘online’ no sítio oficial de internet do município (op.mun-guarda.pt) ou no Balcão Único que está em funcionamento no edifício dos Paços do Concelho.

Depois de entregues as propostas, haverá um período de análise técnica, entre 1 e 5 de março, “para verificar a viabilidade dos projetos”, refere o município.

“Todas as ideias com viabilidade técnica irão depois a votação pública entre 6 e 31 de março”, acrescenta.

A votação das ideias finais poderá ser feita ‘online’ (em op.mun-guarda.pt), no Balcão Único (Paços do Concelho), no Guarda Welcome Center (no largo da Sé Catedral), no café concerto do Teatro Municipal da Guarda, no Balcão Único da Guarda-Gare e na Loja do Cidadão (balcão da Câmara Municipal da Guarda).

A autarquia adianta que o Orçamento Participativo para 2017 “corresponderá a um investimento na ordem dos 150.000 euros”.

A iniciativa autárquica abrange todas as áreas de competências do município, podendo ser entregues propostas em categorias como ação social, educação e juventude, cultura e eventos, desporto, espaço público e espaços verdes, infraestruturas viárias, trânsito e mobilidade, marketing territorial e comunicação, modernização administrativa, proteção ambiental e energia, urbanismo, reabilitação e requalificação urbana, higiene urbana, segurança e proteção civil, turismo, comércio e promoção económica.

A apresentação pública do projeto vencedor está prevista para o dia 5 de abril.