InícioGuardaPlano de Pormenor do Parque Termal do Cró publicado em Diário da República

Plano de Pormenor do Parque Termal do Cró publicado em Diário da República

O aviso de aprovação do Plano de Pormenor do Parque Termal do Cró, um instrumento de gestão territorial do concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, foi publicado em Diário da República.

O plano estabelece as regras e as orientações “a que devem obedecer a ocupação, o uso e a transformação do solo na sua área de intervenção”, segundo o que se pode ler no documento.

O Plano de Pormenor do Parque Termal do Cró, que foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Municipal do Sabugal na sessão do dia 24 de fevereiro, tem como objetivos “promover a revitalização do espaço a intervir com qualidade, potenciando os recursos culturais, paisagísticos e ambientais”.

O documento pretende ainda “preservar a memória do sítio”, oferecer condições ao estabelecimento do investimento privado ligadas ao desenvolvimento da atividade turística, bem como a criação de espaços de lazer de motivações culturais e desportivas.

Naquela área existe “um conjunto de construções preexistentes em ruínas que constituem uma memória importante da história local e do termalismo em Portugal e que, por esse facto, devem ser preservadas, destacando-se ainda os muros e as noras como valores histórico-culturais igualmente a preservar”, de acordo com o documento.