InícioGuarda“A Paixão de Cristo” envolve 250 atores e figurantes

“A Paixão de Cristo” envolve 250 atores e figurantes

Cerca de 250 atores amadores e figurantes vão participar no domingo, dia 9, na encenação da “Paixão de Jesus, segundo São Mateus”, que é realizada pela primeira vez na cidade da Guarda.

O espetáculo comunitário, promovido pelas paróquias do Arciprestado da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal, insere-se na programação local da Semana Santa.

A representação da “Paixão de Jesus, segundo São Mateus” terá início pelas 21:00 de domingo e inclui um percurso entre a Sé Catedral e a Torre de Menagem.

Segundo o padre Hélder Lopes, responsável pela direção artística, a iniciativa “vai contar com a colaboração de cerca de 250 atores amadores, naturais das paróquias do Arciprestado da Guarda”, que estarão “trajados à época, de modo a conferir maior realismo à representação”.

A encenação contemplará cinco atos, a realizar em cinco espaços: Sé Catedral (entrada triunfal em Jerusalém e Ceia Pascal), Largo Amândio Paúl (agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras), Solar de Alarcão (Jesus no Tribunal Judaico), escadaria da Escola de Santa Clara (Jesus levado a Pilatos) e Torre de Menagem (Calvário).

“O texto da encenação é adaptado do Evangelho Segundo São Mateus, o evangelista que se lê nas eucaristias dominicais deste ano litúrgico. A representação corresponde ao texto evangélico que vai da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, até à sua Paixão e Morte”, indica o responsável.