InícioGuardaIncêndio em Valhelhas deixa homem desalojado

Incêndio em Valhelhas deixa homem desalojado

(c) Filipe Sanches/JF

Um incêndio em Valhelhas, no concelho da Guarda, destruiu por completo a cobertura de uma habitação e deixou o seu único morador desalojado na manhã deste domingo.

O fogo ocorreu durante a noite, mas o alerta só foi dado pelas 9 horas da manhã, quando as chamas já estavam totalmente extintas, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, adiantando que ainda não é conhecida qualquer explicação para essa circunstância.

Fernando Silva Nave, com 76 anos, é conhecido na zona como Fernando “Sueca” e há muito tempo vive um pouco à margem da sociedade, na Quinta de Valbom.

Aos poucos, a sua habitação, em pedra, foi-se degradando, mas o homem sempre recusou a ajuda da Junta de Freguesia, dos vizinhos e até da família.

A habitação só já tinha um terço do telhado e temia-se que a qualquer momento pudesse cair por completo. Foi isso que aconteceu durante a última noite, possivelmente devido às fortes rajadas de vento. Como Fernando Nave teria o lume aceso, a madeira que ruiu acabou por arder e passar as chamas ao soalho ainda existente e a outras peças de madeira.

Para o local foram mobilizados um veículo e dois elementos dos bombeiros de Gonçalo (Guarda) e meios da GNR.

As autoridades tentam agora contactar a família no sentido de encontrar uma solução para o desalojado.

Filipe Sanches