InícioGuardaGNR da Guarda lança teleassistência para idosos

GNR da Guarda lança teleassistência para idosos

(c) CMG

A GNR da Guarda assinou hoje um protocolo de cooperação com várias autarquias do distrito com o objetivo de prestar um serviço de teleassistência a pessoas da região que vivem sós e isoladas.

Segundo o Comando Territorial da Guarda, trata-se de “um projeto inovador” que permitirá “garantir respostas imediatas e efetivas, no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida de pessoas vulneráveis, através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”.

O protocolo, que abrange 13 dos 14 municípios do distrito da Guarda, ficando apenas de fora o de Seia, foi hoje assinado pelos autarcas de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Com as ações a realizar no âmbito da teleassistência, as entidades envolvidas vão tentar “combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”.

O protocolo de colaboração foi assinado no dia da tomada de posse do coronel Cunha Rasteiro como novo comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Cunha Rasteiro disse que vai apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação com vista à promoção de “mais e melhor segurança”.

“Não obstante os índices de conflitualidade, criminalidade e de sinistralidade rodoviária, registados no distrito da Guarda, se encontrarem em valores relativamente baixos face à média nacional, e com tendência de redução, é minha particular preocupação dar continuidade a esta tendência de resultados”, disse no seu discurso.

O novo comandante referiu ainda que a sua ação será norteada em quatro princípios: proximidade ao cidadão, cooperação e articulação, racionalização de recursos e modernização de procedimentos e proteção, acompanhamento e apoio dos ativos.