InícioGuardaDomingo de muitas chamas no concelho da Guarda

Domingo de muitas chamas no concelho da Guarda

Incêndio em Gonçalo - (c) Filipe Sanches/Jornal do Fundão

Vários incêndios têm estado a consumir floresta e mato no concelho e distrito da Guarda este domingo, em diversos locais.

Três bombeiros ficaram mesmo feridos enquanto combatiam as chamas em Pinhel. Este fogo lavra há mais de 24 horas, estando no terreno 127 operacionais, ajudados por 41 viaturas e quatro meios aéreos, incluindo aviões anfíbios e um helicóptero.

Outro dos incêndios ativos consome mato na freguesia de Gonçalo, concelho da Guarda, estando a ser combatido por 160 operacionais, auxiliado por 47 veículos e meios aéreos (aviões anfíbios e helicópteros).

Este fogo, que lavra com alguma intensidade, está próximo do Parque Natural da Serra da Estrela e no seu caminho estão algumas povoações mas, até ao momento, não foi preciso retirar as pessoas das habitações. As chamas chegaram a levar ao corte de uma estrada municipal.

Outro dos incêndios consome mato e alguma floresta dispersa na freguesia de Forno do Telheiro, Celorico da Beira, estando as chamas a serem combatidas por 79 operacionais, com a ajuda de 23 veículos e sem recurso a meios aéreos. O fogo lavra há cerca de 17 horas.

Com o cair da noite e a saída dos meios aéreos, é provável que estes incêndios se prolonguem.