InícioGaleriaAs sete praias fluviais de “ouro” na Beira Interior

As sete praias fluviais de “ouro” na Beira Interior

A associação ambientalista Quercus elegeu este ano 396 praias com qualidade de ouro em Portugal, mais 14 do que npo ano passado.

Neste sexto ano de bandeiras de Ouro contam-se 339 praias localizadas no continente, 38 nos Açores e 19 na Madeira. O número de praias fluviais “douradas” chega a 36 e é neste setor que a Beira Interior se destaca.

No distrito de Castelo Branco há quatro com o selo de “ouro”: Meimoa (Penamacor), Fróia (Proença-a-Nova) e Fernandaires e Zaboeira (Vila de Rei).

No distrito da Guarda registam-se três locais: Valhelhas (Guarda), Vale do Rossim (Gouveia) e Loriga (Seia).

Para poder içar a Bandeira de Ouro, é necessário que as análises oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente revelem que a praia em questão demonstre qualidade excelente nas cinco últimas épocas balneares e que todas as análises do último ano estejam acima do percentil 95.

Já para a Bandeira Azul, além da qualidade da água balnear, são tidos em conta indicadores como a presença de nadador salvador ou os acessos à zona balnear e as condições de limpeza geral. E enquanto para erguer o galardão azul as praias têm de ser candidatadas pelo município onde se inserem, as “douradas” não precisam de pagar para ir a concurso.