InícioFundãoMunicípio do Fundão contraria Quercus e diz ter Plano para a Floresta

Município do Fundão contraria Quercus e diz ter Plano para a Floresta

O Município do Fundão tem devidamente aprovado e a funcionar um Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios, garante o vice-presidente Miguel Gavinhos, contrariando assim um comunicado da associação ambientalista Quercus, divulgado pela Lusa.

“Não só temos esse plano, como fomos dos primeiros municípios da região a implementá-lo, juntamente com Vila de Rei. Rejeitamos claramente a informação veiculada pela Quercus. Só nos últimos dois anos, investimos mais de um milhão de euros, designadamente em silvicultura de prevenção, tanto na rede primária, como na secundária”, explica o autarca.

Miguel Gavinhos informa que o último Plano foi aprovado em janeiro e ratificado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), embora este organismo não tenha feito a respetiva publicitação até ao momento.

O Município do Fundão quer “tranquilizar a população nesta matéria”, realçando que tem sido feito “um grande trabalho de planificação e de ordenamento, bem como no lado operacional”.

“Aliás, só tendo essa legislação é possível aceder aos fundos comunitários e nós tivemos duas candidaturas aprovadas nos dois últimos anos”, sublinha Miguel Gavinhos.