Jornal do Fundão

Imprimido em 4/23/2014 12:29:59 PM
Jornal do Fundão
Versão original em:http://www.jornaldofundao.pt/index.asp?idEdicao=105&id=8504&idSeccao=981&Action=noticia

SECÇÃO: Sociedade

Aplicação para fugir aos pórticos da A23
UMA aplicação para iPhone que ajuda os automobilistas a fugir aos pórticos de cobrança de portagem na A23. A necessidade surgiu assim que as portagens foram impostas na antiga SCUT e afirmava-se sempre que um dos elementos da empresa covilhanense “Estrela Sustentável” tinha de se deslocar, nomeadamente em viagens até Lisboa.
Ora, tendo em conta que esta empresa trabalha na área da informática – criação de aplicações informáticas, web, android, iPhone, entre outras, sempre com grande pendor pelo lado ecológico – os quatro elementos da empresas consideraram natural avançar com uma solução que fizesse face a essa necessidade. Da ideia à concretização foi um passo e, em pouco tempo, a “Estrela Sustentável” colocava no mercado uma aplicação que permite exatamente evitar os pórticos.
A mesma é utilizável sem ter de se manusear o iPhone, sendo que dá a informação através de alertas sonoros distintos. Um avisa que está a dois quilómetros da saída que deverá realizar se quer “fugir” ao pórtico. O outro avisa que já poderá regressar à autoestrada. Esta aplicação tem a vantagem de que pode ser descarregada numa base de dados. Assim o condutor não terá de estar ligado à internet durante todo o percurso. De resto, a mesma pode ser adquirida no endereço http://evitarporticos.estrelasustentavel.pt/. O preço que tem estado a ser praticado é de 1.59 euros, mas a empresa pondera fazer uma campanha promocional de forma a divulgar mais o produto. A página desta aplicação já teve, em três semanas , 1200 visitas e a aplicação foi adquirida por 29 pessoas. Entretanto, na empresa já se desenvolvem melhorias e também se está a elaborar aplicações para as restantes autoestradas.

Por: Catarina Canotilho

© 2008 Jornal do Fundão - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.

Fechar