InícioEspeciais“Gardunha – Um belo pedaço do mundo” com o JF

“Gardunha – Um belo pedaço do mundo” com o JF

Numa parceria entre o Jornal do Fundão e a editora Gradiva, já está à venda ao público, no edifício-sede do JF, no Fundão, o livro de Vítor Martins “Gardunha – Um belo pedaço do mundo”.

O livro do ex-secretário de Estado da Integração Europeia e atual presidente da Assembleia Municipal do Fundão “É uma visão muito pessoal e o objetivo é divulgar a Serra da Gardunha, baseando-me nas emoções e nos afetos que me ligam a ela”, disse o autor ao Jornal do Fundão.

“O livro é uma espécie de percurso pela Serra. Começo por descrever a Gardunha em termos gerais, falando depois da relação da Gardunha com o céu e com o horizonte”, acrescenta o autor, repetindo, como gosta, que “a Gardunha não é a mais alta, mas aquela que está mais perto do céu. A Gardunha é uma plataforma extraordinária para ver a Serra da Estrela”, refere.

A obra, com cerca de 200 páginas, foi apresentada na última semana, em Lisboa e no Fundão e conta com fotografias de Ana Valente Ribeiro e com um prefácio assinado por Álvaro Laborinho Lúcio.

Ana Valente Ribeiro apaixonou-se pela fotografia no ambiente universitário, onde tentava captar vários momentos da vida das pessoas, do ambiente envolvente, no fundo de tudo o que pudesse ficar registado em fotografia. “A minha máquina fotográfica começou a ser a minha companheira do dia-a-dia e aos poucos e poucos apercebo-me de que os momentos podem ser imortalizados e de que os objetos podem ter uma vida ativa sugerindo-nos sentimentos”, diz.

“Relativamente a este projeto, tentei que o meu olhar fotográfico exprimisse sentimentos e afetos das gentes, dos locais, das tradições e até mesmo alguma ternura das pedras, estando sempre em consonância com o autor.”