InícioEconomiaÉ empreendedor? A UBI ajuda

É empreendedor? A UBI ajuda

A Universidade da Beira Interior vai lançar um concurso de empreendedorismo que pretende incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que originem novas empresas.

“Com esta competição, a UBI quer estimular a cultura empreendedora e o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, com potencial para resultarem em novas empresas com capacidade de crescimento e viabilidade comercial”, refere a UBI em comunicado.

Denominado “InovUBI”, o concurso realizar-se-á pela primeira vez este ano, tendo como tema a “Saúde”.

“As ideias/projetos podem ser novos produtos, processos, serviços ou novas aplicações de produtos existentes, com capacidade de desenvolvimento e valorização económica” acrescenta a informação, frisando que os projetos “têm obrigatoriamente de ser originais”.

Segundo o referido, as candidaturas estão abertas até 5 de maio e destinam-se a toda a comunidade da UBI, designadamente investigadores, bolseiros, estudantes e diplomados, desde que tenham concluído a formação nos dois anos anteriores à edição do concurso.

“O InovUBI vai selecionar os melhores, mas também facilitar o acesso a mecanismos de financiamento adequados, assim como a parcerias de negócio estratégicas”, acrescenta a nota.

A UBI destaca a presença no júri de elementos dos espaços de incubação da Covilhã, como o Parkurbis e o UBIMEDICAL, da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e de um representante de Business Angels.

Os três primeiros classificados terão direito a prémios monetários, respetivamente no valor de 2.000, 1.500 e 1.000 euros, que se destinam à realização do capital social da nova sociedade e consultoria para deteção de parceiros, investidores e assuntos em matéria de propriedade industrial.

Nesta edição, o UBIMEDICAL também premeia os três primeiros lugares com isenção de pagamento da incubação durante um ano.