InícioDesportoNinguém em Portugal lança como este beirão

Ninguém em Portugal lança como este beirão

O atleta Francisco Belo, natural de Castelo Branco e que representa o Benfica, bateu este sábado o recorde nacional no lançamento do disco, ao fixar a marca de 61,55 metros, nos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos, que estão a decorrer este fim de semana em Leiria.

Treinado nos encarnados por Vladimir Zinchenko, o jovem de 25 anos superou a anterior marca, de Jorge Grave, por 55 centímetros – marca estabelecida há quatro anos, no mesmo local.

A evolução de Francisco Belo, esta época, é muito acentuada, já que passa de sétimo para primeiro no ranking luso de sempre, com uma melhoria de mais de cinco metros.

(c) Fábio Poço/Global Imagens

(c) Fábio Poço/Global Imagens

No entanto, o recorde já era esperado, pois na semana passada, também em Leiria, tinha chegado aos 60,09 metros.

Francisco Belo também está a fazer esta época as suas melhores marcas no lançamento do peso e, com 20,35 metros, conseguiu os mínimos para os Campeonatos da Europa de pista coberta, em Belgrado, no próximo fim de semana.

O lançador albicastrense começou a competir mais a sério em 2007, no Bairro do Valongo, em Castelo Branco, representando depois a Juventude Vidigalense, o Sporting e o Desportivo de Castelo Branco antes de rumar ao Benfica, onde está desde 2016.

Filipe Sanches