InícioDesportoJogos Special Olympics regressam sete anos depois

Jogos Special Olympics regressam sete anos depois

A Covilhã vai receber, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, os Jogos de Portugal Special Olympics, evento destinado a atletas com deficiência intelectual que há sete anos não se realizava.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do movimento, Dias Ferreira, em conferência de imprensa, na sede da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã.

Na terceira edição dos Jogos de Portugal são esperados pelo menos 300 atletas e entre 20 a 30 delegações de vários pontos do país, que durante os três dias vão competir em cinco das dez modalidades para as quais os Special Olympics Portugal estão acreditados.

Atletismo, futsal, ténis de mesa, judo e natação são as modalidades selecionadas em função das infraestruturas disponíveis, cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira Interior (UBI) e INATEL.

Durante os Jogos de Portugal vai também decorrer o I Campeonato Nacional de Judo, no dia 29 de junho.

Dias Ferreira sublinhou a importância deste tipo de iniciativas para promover a inclusão e contribuir para o bem-estar físico, psicológico, social e aumentar a autoestima dos jovens adultos com deficiência intelectual através do desporto.

“É importante para as pessoas sentirem a inclusão, a integração”, realçou o presidente do movimento, que existe em Portugal desde 2001.

O evento, vincou Dias Ferreira, tem uma lógica diferente do desporto paralímpico, na medida em que os resultados não são o mais importante.

A última edição dos Jogos de Portugal tiveram lugar também na Covilhã, em 2010, e Dias Ferreira justificou o interregno com dificuldades logísticas e financeiras, decorrentes das opções que foram feitas, e que passaram por levar os atletas às competições internacionais.

Vítor Pereira, o autarca da Covilhã, manifestou-se orgulhoso por a cidade voltar a receber “uma causa nobilíssima” e anunciou que vai convidar o Presidente da República a marcar presença nos jogos.