InícioCulturaTeatro “made in” Covilhã nas salas de Madrid

Teatro “made in” Covilhã nas salas de Madrid

Duas companhias de teatro covilhanenses começam esta semana uma minidigressão por terras espanholas. No dia 10, em Madrid é apresentado o espetáculo Sangue e Outras Substâncias, coproduzido pelo TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes.

No dia 11 será apresentado o espetáculo da ASTA, Um Clássico, criado e dirigido pela consagrada coreógrafa e bailarina Vera Mantero, expoente máximo da dança contemporânea em Portugal e uma referência a nível mundial.

No dia 13 de fevereiro, as companhias covilhanenses atravessam parte da península, para apresentar Sangue e Outras Substâncias, desta vez na cidade galega de Santiago de Compostela.

Recorde-se que Sangue e Outras Substâncias, criado e dirigido por Rui Pires e Sérgio Novo, foi o grande vencedor do 10.º Festival Internacional de Teatro de Tanger, em outubro, conquistando o Prémio de Melhor Coreografia e Melhor Encenação. Anteriormente, em maio, o mesmo espectáculo foi distinguido com uma Menção Especial pelo Júri da Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense, Espanha. Neste país, o espetáculo teve ainda em destaque na cidade de Granada.

Um Clássico, da ASTA, tem estado em digressão nacional e internacional, tendo viajado já ao México, na cidade de Toluca, capital do Estado México, onde foram feitas quatro apresentações, sempre lotadas.