InícioCulturaLuandino Vieira abre Festival Literário da Gardunha

Luandino Vieira abre Festival Literário da Gardunha

Luandino Vieira é um dos 31 autores de diferentes gerações e países que estarão presentes na quarta edição do Festival Literário da Gardunha, que se realiza no Fundão de 16 e 21 de maio, anunciou a organização.

“Este ano teremos pela primeira vez cinco países diferentes representados, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, Angola e Moçambique. Só de Angola teremos quatro presenças, com especial destaque para Luandino Vieira, que fará a abertura do encontro de escritores”, afirmou a diretora do festival, Margarida Gil dos Reis, na conferência de imprensa de apresentação do evento, esta segunda-feira.

Dedicado à “Viagem” como especial incidência para o subtema das “Fronteiras”, a edição deste ano volta a integrar inúmeras iniciativas de âmbito cultural que interligam a literatura e outras expressões artísticas.

A Luandino Vieira juntam-se nomes como Álvaro Laborinho Lúcio, José Viale Moutinho, Isabela Figueiredo, Ana Margarida de Carvalho, Afonso Cruz, Joel Neto, Lopitó Feijó, Miguel Manso, Gustavo Rubim, Maria João Ruela, Sérgio Godinho, Aldina Duarte e João de Melo, entre outros.

Do programa semanal constam ainda as já habituais residências literárias e artísticas, bem como o encontro dos escritores residentes com os alunos das escolas do concelho ou ainda a realização de uma feira do livro, de um caminhada poética e de uma exposição. A apresentação de uma peça de teatro (“Daqui Ninguém Entra”) e do espetáculo “Chico Buarque por Cristina Branco e Mário Laginha Trio” estão igualmente previstas.