InícioCulturaCiclo de Teatro Universitário apresenta 16 espetáculos

Ciclo de Teatro Universitário apresenta 16 espetáculos

teatro-ubi

A 21.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que se realiza entre terça-feira e o dia 27, na Covilhã, contará com 16 espetáculos de várias companhias nacionais e estrangeiras.

A organização salienta que “este é o festival internacional de teatro universitário mais antigo do país”, que se realiza ininterruptamente há 21 anos e que nesta edição contará com a participação de grupos de vários locais do país, bem como de Espanha, do Brasil e da Roménia, país estreante no festival.

Organizado em parceria pelo TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior – e pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, o Ciclo de Teatro também volta a contar com a realização da iniciativa “mercado negro”, “uma espécie de feira da ladra onde se pode encontrar de tudo um pouco”.

Segundo a nota, esta também será a edição “mais modesta de sempre” e poderá mesmo “ser a última”, já que os “apoios diminuem ano após ano”.

O orçamento para este ano é de 31.250 euros, contando com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade da Beira Interior, da Câmara Municipal da Covilhã e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As peças são apresentadas no Teatro Municipal da Covilhã e o arranque é da responsabilidade das companhias organizadoras, que apresentam o espetáculo “Differente Pulse” na terça, quarta e quinta-feira.

Na sexta-feira sobe ao palco o Cénico de Direito – Grupo de Teatro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”, seguindo-se, no sábado, a peça “Opus” pela AJIDANHA – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova.

“Uma conversa (breve) contemporânea” pelo Fc-Acto – Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e “Antígona” pelo NOSTER – Grupo de Teatro da Universidade Católica Portuguesa serão as peças a apresentar no domingo.

Para dia 20 está marcada a peça “Juego de Damas” da companhia espanhola Emulsión Teatro, seguindo-se, no dia 21, o espetáculo “Dramático e ela se acha” dos brasileiros Infinity Dance – Sorocaba.

“Cousas que trouxo a Chuvia” pelo Grupo de Teatro y Danza de la Universidad de Granada será apresentada no dia 22.

Para dia 23 está programada a peça “El Hotel de los Suicidas” pela Arte 4 – Estudios de Actores, seguindo-se, no dia 25, “A última Cornixa do Mundo” pela Maricastaña – Universidad de Vigo.

O TeatrUBI e a ASTA sobem novamente ao palco no dia 26 com a peça “Cenário Interior” e no mesmo dia será apresentado o espetáculo “The Glass”, da companhia romena Facultatea de Teatru si Televiziune Universitatea Babes-Bolyai.

“Sangue e outras Substâncias”, do TeatrUBI e da ASTA, é a produção que encerrará este ciclo.