InícioCovilhãUBI investe 220 mil euros no sistema de tecnologia e informação

UBI investe 220 mil euros no sistema de tecnologia e informação

A Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, anunciou hoje que vai investir 220 mil euros num projeto que visa implementar um modelo que garanta maior segurança do respetivo sistema de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“O plano designa-se ‘UBI-SAMA-2016-SI.SGI Segurança da Informação e Sistema de Gestão de Informação’ e é financiado pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa”, é referido na nota de imprensa publicada na página oficial da UBI na internet.

A UBI salienta ainda que “beneficiarão deste investimento todos os estudantes, docentes, investigadores e demais colaboradores da UBI, num total de mais de 7.000 pessoas de forma direta” e que “todos os cidadãos que contactem a UBI através dos serviços de informática serão também favorecidos com a implementação desta operação”.

Segundo a informação, o projeto será implementado até final de 2018 pelos serviços de informática da UBI e divide-se em duas grandes linhas: “Gestão do Risco e da Segurança da Informação” e “Gestão dos Serviços de Informação”.

“Prevê-se que a implementação do projeto produza um elevado impacto na governação das TIC da UBI, através da obtenção de um compromisso com a proteção da confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações a toda a comunidade académica”, especifica a nota.

Entre os objetivos estão ainda a identificação dos riscos nos sistemas de informação, a definição de mecanismos que permitam gerir e reduzir os eventuais riscos, bem como a uniformização dos processos informáticos, comparativamente com demais instituições do ensino superior e outros organismos públicos.

“No âmbito das ações a desenvolver encontram-se a formação em normas ou referenciais de boas práticas de gestão do risco e/ou da segurança da informação (nomeadamente ISO/IEC 31000 e a família ISO/IEC 27000) e de boas práticas de gestão de serviços de informação (ISO/IEC 20000), estudos de diagnóstico, definição de planos de trabalhos e auditorias, entre outras”.