InícioCovilhãHorta Comunitária das Nogueiras um êxito no primeiro ano

Horta Comunitária das Nogueiras um êxito no primeiro ano

A Horta Comunitária do Bairro das Nogueiras (Teixoso), única no concelho da Covilhã, assinalou no domingo, dia 25, um ano de existência, tendo sido feito um balanço muito positivo.

Com o apoio inicial da Fundação EDP, este projeto da Beira Serra tem como parceiros o Município da Covilhã, a União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo e as Águas da Covilhã, que asseguram apoios sem os quais o projeto não teria passado do papel.

Dos 37 lotes existentes, 30 estão cultivados. Foram realizados até ao momento 24 Acordos de Utilização e atualmente beneficiam diretamente 44 pessoas correspondentes aos agregados dos 14 utilizadores atuais. Ao longo deste ano foram realizadas três assembleias de utilizadores para definir as regras de funcionamento e de utilização, a partilha da água e das ferramentas e as responsabilidades de cada um.

Para além destes números, o projeto atingiu os seguintes objetivos: requalificou a paisagem urbana, promoveu a consciencialização para o trabalho coletivo, apoiou a auto-suficiência alimentar das famílias, promoveu a ocupação saudável dos tempos livres, contribuiu para a sustentabilidade ambiental, valorizou a agricultura familiar, desenvolveu competências de gestão participada.

Como prenda de aniversário, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, assinou um protocolo de cedência de um novo espaço para guarda das alfaias agrícolas, rubricado também pela Beira Serra e pela União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo.

Filipe Sanches