InícioCovilhãEstudantes da UBI premiados em Chipre

Estudantes da UBI premiados em Chipre

A equipa de estudantes que representou a Universidade da Beira Interior (UBI) no “ICT ENTREPRENEUR Entrepreneurship Academy and Business Competition”, em Nicósia (Chipre), alcançou o terceiro prémio nesta competição de empreendedorismo onde estiveram presentes 25 estudantes/graduados nas áreas TIC, provenientes de cinco países europeus: Portugal, Espanha, Chipre, Alemanha e Reino Unido.

Este é mais um resultado positivo de elementos da UBI no âmbito da aplicação de conhecimentos no empreendedorismo, um espírito que é incentivado pela academia há vários anos, entre alunos e investigadores. Pretende-se e dão-se condições para que os estudantes aproveitem as boas ideias para criar o próprio emprego, enquanto contribuem para o desenvolvimento do tecido económico nacional, através do desenvolvimento de produtos ou métodos de produção inovadores.

Desta vez, coube aos alunos da licenciatura em Informática, Igor Matias, Gabriel Almeida, João Magalhães, João Vieira e Tiago Esteves, levar ao concurso uma possibilidade de negócio que consiste num inovador sistema de rega regulado por inteligência artificial que controla e rentabiliza ao máximo a utilização de água. O grupo pretende criar uma empresa que se encarregará de produzir, instalar e dar assistência a todo o sistema idealizado.

O conceito de negócio premiado competiu no Chipre com outros 12, num evento que decorreu entre os dias 9 e 12 de julho. O sistema foi desenvolvido ao longo da formação de capacitação empreendedora no âmbito do projeto “ICT ENTREPRENEUR – A European University-Business Alliance aiming to foster the entrepreneurial spirit of ICT students”, co-financiado pelo Programa ERASMUS+, na ação “KA2 – Parcerias Estratégicas do Ensino Superior”.