InícioCovilhãCovilhanense recebe prémio internacional “Jovem Investigador”

Covilhanense recebe prémio internacional “Jovem Investigador”

A covilhanense Eduarda Morais, natural da Coutada, aluna do departamento de Química da Universidade de Aveiro e bolseira do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro foi premiada internacionalmente com o “Young Investigator Award 2017”, durante a “5th EPNOE International Polysaccharide Conference” que decorreu em Jena (Alemanha).

A aluna foi premiada pela sua comunicação oral “Deep eutectic solvents as efficient media for the extraction of hemicelluloses in Biorefinery processes”, que descreve um estudo inovador na utilização de solventes eutécticos profundos naturais (NADES) no fracionamento de biomassa vegetal.

Os NADE são uma classe emergente de solventes, derivados de fontes naturais, não tóxicos e não voláteis. Estes solventes são considerados de extrema importância no desenvolvimento dos processos de fracionamento e conversão da biomassa no contexto da bioeconomia.

Este trabalho foi desenvolvido em coautoria com os Investigadores Mara Freire, Carmen Freire, João Coutinho e Armando Silvestre no âmbito dos projetos de investigação MultiBiorefinery e DeepBiorefinery, financiados pela FCT.