InícioCovilhãCovilhã e Coimbra em rede para garantir Hematologia

Covilhã e Coimbra em rede para garantir Hematologia

O CENTRO Hospitalar Cova da Beira (CHCB) inaugurou no dia 23 a consulta de hematologia com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) através da telemedicina, contributo relevante para o acesso aos cuidados de saúde.

O CHUC conta até ao final do ano ter a oftalmologia, inclusive as biopsias, entre outras, em rede com o CHCB. Com um computador ligado à internet e uma webcam, a telemedicina permite a observação, diagnóstico, tratamento e monitorização do utente, na sua área de residência, evitando muitos dos custos e riscos associados à sua deslocação a outras unidades de saúde. Permite ainda que profissionais de saúde partilhem conhecimentos e opções, aumentando a acessibilidade dos utentes a consultas diferenciadas em termos de especialidade. Há já vários anos que o CHCB é consumidor e fornecedor de consultas de telemedicina nas mais variadas áreas.

“É considerado pioneiro” na história da telemedicina em Portugal e na implementação do seu ensino, conjuntamente com a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e a “prová-lo está, a transmissão da primeira ecocardiografia fetal tridimensional” que foi feita no hospital da Covilhã em 2004, lembrou João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração. Outras áreas são também exemplo desta dinâmica implementada pelo CHCB, ao nível da Oncologia, Dermatologia, Neurocirurgia, Pediatria, Genética, Obstetrícia, Imunohemoterapia e, na observação de exames, nas áreas de Imagiologia e Anatomia Patológica.

Romão Vieira