InícioCovilhãFogo perde força mas centenas de bombeiros ainda no local

Fogo perde força mas centenas de bombeiros ainda no local

(c) ANTÓNIO JOSÉ/LUSA

Por volta das 23:00 desta sexta-feira, o fogo que deflagrou a seguir ao almoço na zona do Paul já havia chegado à Coutada e estava a ser combatido por 345 bombeiros de diversas corporações da Beira Interior (e de outras zonas do país), apoiados por mais de uma centena de viaturas, de acordo com os dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que, no entanto, afirmou que a situação começa a ficar controlada.

Com o vento a soprar de forma mais leve, as chamas perdem alguma força, embora seja previsível que o fogo ainda lavre algumas horas durante a noite.

O vento muito forte foi mesmo a maior dificuldade que os bombeiros encontraram para enfrentar as chamas, que durante o dia também foram combatidas por 13 meios aéreos. De acordo com vários relatos populares, os aviões e helicópteros, bem como os homens no solo, fizeram um grande trabalho e foram fundamentais para que o fogo não chegasse a várias habitações nos momentos mais críticos, ao final da tarde.

(c) ANTÓNIO JOSÉ/LUSA

“As chamas deflagraram numa zona de encosta e progrediram rapidamente, essencialmente devido ao vento muito forte que faz com que o incêndio avance por projeções e dificulta o trabalho dos operacionais”, afirmou o comandante operacional distrital de Castelo Branco, Francisco Peraboa.

Este responsável também apontou as características do terreno e o relevo “acidentado” daquela zona como outros dos “obstáculos” do combate.