InícioCastelo BrancoEla põe o bordado de Castelo Branco na catedral de Manchester

Ela põe o bordado de Castelo Branco na catedral de Manchester

(c) Marco Coutinho Longo

(c) Marco Coutinho Longo

Começa a ganhar forma o trabalho de sete grandes peças têxteis em bordado de Castelo Branco, em honra à Rainha Isabel II, que a artista plástica Cristina Rodrigues vai levar para a Catedral de Manchester, em Inglaterra.

Desde maio, a artista portuguesa está a trabalhar no novo projeto, juntamente com seis bordadeiras, a coordenadora da oficina do bordado de Castelo Branco e a sua equipa.

Artista divulga um pouco de peça - (c) Marco Coutinho Longo

Artista divulga um pouco de peça – (c) Marco Coutinho Longo

“O convite foi-me feito pela direção da Catedral de Manchester e deram-me liberdade total para desenvolver a obra. Sabendo que na visita da Rainha Isabel II a Portugal, em 1957, lhe ofereceram uma colcha de bordado de Castelo Branco, optei por desenvolver uma peça com este bordado, em honra da rainha”, diz.

A obra, de grande dimensão, vai ser composta por sete grandes peças têxteis em bordado de Castelo Branco e a artista tem como parceiros a oficina do bordado de Castelo Branco, a autarquia local e a Catedral de Manchester.

Segundo Cristina Rodrigues, a inauguração desta obra em Manchester deverá ocorrer em maio ou junho de 2017, sendo certo que a família real britânica vai estar presente.