InícioCastelo BrancoMunicípio de Ródão dá quase 300 mil euros a coletividades

Município de Ródão dá quase 300 mil euros a coletividades

A Câmara de Vila Velha de Ródão criou um fundo municipal de apoio às associações cujo objetivo é apoiar as coletividades na realização de obras de pequena dimensão nas suas sedes, anunciou a autarquia.

“Este novo instrumento visa apoiar as coletividades do concelho para a realização de obras de pequena dimensão, nas suas sedes, e cujos trabalhos sejam executados diretamente pelos próprios associados”, refere, em comunicado, o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.

Luís Pereira explica que o fundo resulta da alteração do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, tendo em conta as sugestões apresentadas no último ano pelas coletividades concelhias.

No primeiro ano desta medida será alocada uma verba de 10 mil euros e as candidaturas irão decorrer, a título excecional, até ao dia 15 de março.

Em 2016, o município fez transferências correntes para as associações do concelho de Vila Velha de Ródão superiores a 289 mil euros, o que representa um crescimento na ordem dos 49% face aos valores transferidos em 2013.

“As associações têm feito um trabalho notável em prol do concelho, o qual complementa o Plano Anual de Atividades Culturais, Desportivas e Recreativas do Município”, frisou.

O autarca quer que o processo de atribuição de apoios por parte do município às associações seja ainda “mais participativo”.

Neste sentido, e devido à alteração ao Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a comissão de análise aos subsídios a atribuir pela autarquia vai ser constituída por dois técnicos do município e um representante das coletividades, eleito na reunião anual e fazendo cumprir outro dos novos pressupostos do regulamento.