InícioCastelo BrancoMonda térmica para reduzir uso de herbicidas

Monda térmica para reduzir uso de herbicidas

O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMAS), Luís Correia, disse hoje que os serviços investiram em equipamento de monda térmica para reduzir a utilização de herbicidas no concelho.

“Os SMAS adquiriram equipamento de monda térmica cujo objetivo se insere no caminho que estamos a fazer para a redução da utilização de herbicidas no concelho de Castelo Branco”, explicou Luís Correia.

Este responsável sublinhou ainda que pretende seguir um caminho de sustentabilidade ambiental no concelho albicastrense.

“Queremos ir ao encontro das boas práticas ambientais disponíveis e reduzir a utilização de herbicidas”, concluiu.

Na monda térmica utiliza-se um aparelho com chamas, que é uma espécie de maçarico portátil, de diferentes dimensões, consoante a necessidade. Em contacto com a chama, os tecidos vegetais rebentam e morrem rapidamente. Para ser eficaz, não se deve queimar a planta, bastando apenas aquecê-la.

A associação Quercus aplaude esta decisão do município de Castelo Branco e diz que é “uma boa noticia para os albicastrenses, para a saúde e para o ambiente”.

“Castelo Branco tem agora uma solução mista, com monda térmica e uso de um herbicida biológico que é inócuo, abandonando o glifosato que já foi provado ser cancerígeno”, concluiu o ambientalista Samuel Infante.