InícioCastelo BrancoFogo da Sertã continua a ganhar terreno e já está em Proença

Fogo da Sertã continua a ganhar terreno e já está em Proença

Leiria, 19/06/2017 - Incendio que trouxe o terror esta noite a Pedrogão Grande, numero de vitimas mortais já vai em 61. Esta noite os bombeiros e os populares combateram o fogo (Rui Oliveira / Global Imagens)

Com o incêndio da Covilhã e Fundão dado como dominado, as atenções concentram-se agora todas no fogo da Sertã, que já se estendeu ao concelho vizinho de Proença-a-Nova “com violência e muitas projeções devido ao vento”, disse à Lusa o presidente da Câmara.

De acordo com João Lobo, as chamas entraram no concelho de Proença-a-Nova cerca das 17:30 de hoje, perto das povoações de Vergão e Maljoga de Proença, que, no entanto, não chegaram a ser evacuadas “por não ter havido essa necessidade”, adiantou.

“Está a arder com intensidade, mas já não tem a violência que teve quando entrou aqui há três horas atrás, com rajadas muito grandes de vento que potenciavam grandes projeções”, indicou o autarca.

Segundo João Lobo, uma das frentes dirigiu-se para área já queimada – noutro incêndio ocorrido em julho na mesma zona, com origem na Sertã e que se estendeu a Proença-a-Nova e ao concelho de Mação, no distrito de Santarém – “e extinguiu-se nessa área”.

Outros dois focos mantêm-se ativos em Proença-a-Nova e João Lobo antecipou que a noite “vai ser novamente longa para tentar resolver a situação”, tendo a autarquia no local três máquinas de rasto em apoio aos operacionais no terreno.

“O incêndio está muito perto, a cerca de 500 metros, a um quilómetro de entrar no concelho de Mação”, ilustrou.

De acordo com a página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a combater as chamas na Sertã estavam, às 20:54 de hoje, 794 operacionais, apoiados por 261 viaturas e dois meios aéreos.