InícioCastelo BrancoA festa da Força Aérea faz-se em Castelo Branco

A festa da Força Aérea faz-se em Castelo Branco

No céu de Castelo Branco vão cruzar-se no domingo, dia 2, várias aeronaves nacionais, como o Falcon 50, o F 16, entre outros, no festival aéreo que marcará o 65.º aniversário da Força Aérea que se realiza este fim de semana na cidade.

O festival contempla ainda uma largada de paraquedistas “Falcões Negros”, a visualização das manobras do avião KC-390 e as participações da Patrulla Águilla, do Ejército del Aire, de Espanha, e de um F-16 belga. Outra das atrações será o projeto da Força Aérea Portuguesa, da Samsung e do Grupo Impresa (SIC/Expresso), através do qual o visitante pode “pilotar” uma aeronave em realidade virtual, com recurso a câmaras Samsung Gear360, na Base de Beja e na Base Aérea em Monte Real instaladas no Alpha-Jet, em helicópteros Alouette III, e em caças de combate F-16 AM.

No centro da cidade de Castelo Branco está patente ao público uma exposição de meios e atividades da Força Aérea. A exposição pode ser visitada nos dias da semana das 10 às 21 horas e aos fins de semana das 11 às 22 horas. Hoje, dia 1, terá lugar às 10 e 30 a cerimónia militar, no Campo da Feira, que contará com a presença do Ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes.

No dia 2, são inauguradas às 10 horas as duas asas de F16 colocadas no meio da rotunda junto à Escola Superior de Artes Aplicadas, como forma de perpetuar estas comemorações em Castelo Branco.

À tarde, a partir das 15 e 30 tem lugar no Aeródromo de Castelo Branco, o Festival Aéreo, com batismos de voo, e também a presença de vários tipos de aviões, não só da Força Aérea Portuguesa, mas também da sua congénere espanhola.

A entrada no festival é gratuita. A câmara vai disponibilizar transporte, de forma gratuita, para todos os que se quiserem deslocar ao aeródromo para assistir ao festival.