InícioCastelo BrancoCargaleiro junta pintores franceses e de leste em exposição

Cargaleiro junta pintores franceses e de leste em exposição

170316-prmrs-ro-0029-8556

O Museu Cargaleiro inaugurou esta segunda-feira uma exposição inédita, sob a designação “Cargaleiro e os Amigos”, que conta com mais de meia centena de obras de artistas portugueses, russos, franceses, húngaros e romenos.

“Fui amigo de alguns pintores e é por isso que se chama ‘Cargaleiro e os Amigos’. Esta exposição é muito importante, porque é a primeira vez que se mostra uma parte pequenina do acervo da fundação e é uma exposição que mostra uma parte da pintura nacional e internacional que eu consegui reunir em 60 anos”, sublinhou o artista Manuel Cargaleiro, esta segunda-feira, na Assembleia Municipal comemorativa dos 246 anos da elevação a cidade e na qual recebeu a Medalha de Ouro da cidade, entregue pela Câmara.

“Sinto uma grande, grande gratidão e agradecimento a Castelo Branco e, neste momento, ao presidente da Câmara, que está a defender o mais possível esta fundação [Fundação Manuel Cargaleiro]. Deus queira que consigamos fazer o projeto que pensámos para muitos anos. É isso que desejamos”, afirmou o artista.

Para o futuro, o mestre desejou que o presidente do município de Castelo Branco materialize os oito museus para a cidade e que os consiga por em funcionamento com muita vida: “Espero que Castelo Branco seja um dos centros mais importantes da arte moderna em Portugal”.