InícioCastelo BrancoBombeiros de Cernache agradecem apoio popular no combate às chamas

Bombeiros de Cernache agradecem apoio popular no combate às chamas

Os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, agradeceram hoje o apoio da população no combate aos fogos recentes na região Centro, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

“Agradecemos vigorosamente à população o comprometimento no combate às chamas e que, na impossibilidade do nosso auxílio, defendeu com grande coragem pessoas e bens. A todos vós o nosso bem-haja, pois mostraram a força, a raça, a coragem e determinação das nossas gentes”, lê-se num comunicado.

Os bombeiros agradecem prestam o “mais reconhecimento a todos os que contribuíram para debelar a trágica situação” que se viveu nos últimos dias.

“Em primeiro lugar aos nossos Bombeiros do Quadro Ativo, Quadro de Reserva e Quadro de Honra, que, depois de mais de 24 horas de combate às chamas no inferno que se viveu em Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, se viram confrontados com semelhante inferno na sua terra e que corresponderam de forma heroica e abnegada com os parcos meios de que dispunham”, refere a corporação de Cernache do Bonjardim.

Os bombeiros destacam que estavam “completamente sozinhos nas primeiras horas deste incêndio, dado o empenhamento noutros teatros de operações” de outras associações de bombeiros vizinhas.

“Aos Grupos de Reforço que aqui ocorreram de todo o país e da vizinha Espanha, o nosso muito obrigado pelo trabalho fundamental que aqui realizaram para a resolução desta situação, nomeadamente Santarém, Guarda, Lisboa e Beja, à UME (Unidad Militar de Emergencias) proveniente de Madrid e Leon e aos colegas do nosso distrito que aqui realizaram um trabalho extraordinário”, referem no comunicado.

Os bombeiros agradecem ainda à “população que ocorreu de forma massiva ao Quartel e ao Centro Paroquial com bens alimentares, sumos, água e gelo e trabalhando na confeção de refeições e na receção dos donativos.

Os bombeiros de Cernache prestam também agradecimentos aos locais de Oeiras e Coimbra, que ali fizeram chegar bens, e manifestam gratidão aos apoios das câmaras da Sertã, Vila de Rei, Mação, Oleiros e Castelo Branco pela disponibilização das suas máquinas de rasto, bem como à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e à Guarda Nacional Republicana (GNR.)

Elogiam, por fim, o Agrupamento de Escuteiros 721 de Cernache do Bonjardim, Paróquia de Cernache do Bonjardim, Junta de Freguesia do Castelo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Câmara Municipal da Sertã e à Rádio Condestável.